terça-feira, 15 de novembro de 2011

Desbloqueando iPhone 3G Americano, sem usar Chip AT&T (iOS 4.2.1 com downgrade para 4.1)


O procedimento abaixo anula a garantia do fabricante. É prudente que seja feito um backup dos dados e qualquer resultado obtido é por conta e risco do proprietário do iPhone.

É um procedimento para usuários avançados. Não tenho print screen, portanto leia com atenção.

O problema:
Tenho um iPhone 3G dos EUA com iOS 4.1. Fui atualizar para o iOS 4.2.1 e ele bloqueou.

Mensagem de erro no iTunes após a atualização:
"The SIM card inserted in this iphone does not appear to be supported"
Essa mensagem é característica de um iPhone que foi comprado nos EUA e está bloqueado pela operadora AT&T.

Solução:


1) Fazer downgrade para o iOS 4.1 (Firmware original apple):
1.1) Conecte o iPhone no PC, abra o iTunes e entre no modo DFU.
1.2) Vai aparecer uma mensagem no iTunes, dizendo que precisa verificar o aparelho, confirme e aguarde.
1.3) Vai aparecer o botão restaurar no iTunes. Segure o shift e clique em restaurar. Nesse momento você deve selecionar o arquivo IPSW com a versão 4.1 do iOS (baixe o iOS 4.1 na internet).
1.4) O iTunes vai restaurá-lo e no fim vai dar o erro '1015', por que a versão do seu aparelho é 4.2.1 e você está restaurando a versão 4.1. Ignore o erro, o iPhone vai ficar na tela do cabinho (ele ainda está no modo recovery).
1.5) Baixe o TinyUmbrella 5.00.12.a na internet.
1.6) Conecte o iPhone no PC e abra o software (execute como administrador).
1.7) Selecione o iPhone (Device) e clique no botão 'Exit Recovery' .
1.8) Confira nas informações que aparece no software, deve constar iOS 4.1 como versão ativa no seu iPhone. Downgrade feito!

2) Desbloqueio de baseband
2.1) Baixe na internet o RedSnow 0.9.6rc8.
2.2) Conecte o iPhone no PC e abra o software (coloque o software para executar em modo compatibilidade Windows XP SP 2 e execute-o como administrador).
2.3) Clique em 'Browse' e selecione a IPSW 4.1 que você já baixou.
2.4) Leia com atenção as instruções do programa, ele manda desligar o iPhone e depois te acompanha no procedimento para entrar novamente do modo DFU.
2.5) Depois é só aguardar a instalação e reinicialização do iPhone (uns 10 minutos).

* Se acontecer um erro, depois de entrar no modo DFU, não o restaure. Apenas abra denovo o redsn0w e tente a etapa 2 novamente, até conseguir. *

Depois de ligar o aparelho: 
conecte em alguma Wi-Fi, entre no Cydia e deixe ele fazer as atualizações críticas.
 Entre na busca do Cydia e instale o Ultrasn0w 1.2 também.

Feito!

Segue abaixo um vídeo que mostra o passo a passo da etapa 2.
As versões dos softwares utilizadas não são as mesmas, mas a sequencia do video ajuda a entender o texto.



Esse link me ajudou muito, o caso é praticamente o mesmo:
http://www.iphonemod.com.br/forum/desbloqueio-3g-3gs-c-baseband-05-14-05-15-05-16-t22754-260.html

36 comentários:

  1. Show de bola!! Consegui finalmente desbloquear!!
    Agora...ele não está pegando o chip da TIM. Preciso fazer outro tipo de desbloqueio??
    Valeu pela ajuda!!
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Fialho, provavelmente vc não atualizou o cydia, e não baixou o Ultrasn0w 1.2. Porque o certo é estar funfando!

      Excluir
  2. Detalhe: iPhone 3G, iOS 4.1, BB 05.15.14.
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Fialho, teoricamente, após esse passo a passo, o Chip da TIM deveria estar funcionando sim. O meu é da Claro, mas deveria funcionar qualquer operadora. Obrigado pelo comentário, abs.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro! Acho que descobri o motivo! Pelo que pesquisei e li pela net, não existe desbloqueio para o BB 05.15-14. A solução no momento seria fazer upgrade pro BB do iPad e assim desbloquear para qualquer operadota, perdendo no entanto, as funções do GPS.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite brother eu estou com um iPhone 3G com esse problema e queria saber se esse tuto é pra usar no windows ou no Mac pois todos os tutos que achei na net só serviam para desbloquear o iPhone por um Mac !!!

    Augusto Banny...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Esse procedimento foi executado 100% pelo Windows... Abraço!

      Excluir
  6. Funciona no 3gs atualizado acidentalmente pra 5.1? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não testei o procedimento para o aparelho 3Gs... só 3G.
      Eu acredito que funcione sim, vc tem que ficar atento quanto às versões dos softwares utilizados no desbloqueio.
      Abs.

      Excluir
  7. Anônimo
    Esse procedimento é muito específico, com versões definidas para o iPhone 3G.
    Acredito que exista uma forma de fazê-lo para o 3Gs (iOS 5.1), mas não indicaria os passos acima para seu caso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.Eu não estou conseguindo abrir o TinyUmbrella 5.00.12 no windows.Você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,
      Clique com o botão direito sobre o ícone do programa TinyUmbrela, vá em propriedades e depois na aba 'Compatibilidade'. Habilite a opção de compatibilidade e escolha Windows XP, talvez isso possa resolver. Abs.

      Excluir
  9. Boa Noite,
    Cara eu tenho um Iphone 3g americano, fiz o desbloqueio pelo Snowbreeze, sendo que ele não acha Operadora.. só aparece SEM SERVIÇO e meu WIFI aparece como N/A.. Já não sei mais o que fazer com esse iPhone.. acha que pode ser algo específico? alguma ajuda?
    abração e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Provavelmente vc não atualizou o cydia, e não baixou o Ultrasn0w 1.2. Porque o certo seria achar a rede da operadora!

      Excluir
  10. Bom, sou completamente leigo no assunto iphone, apesar disso consegui fazer o unlock com jailbreak em um iphone 3g 3.1.3, baseband 05.12.01, comprado na Suiça da operadora Swisscom
    e a grande maioria dos 'bons' jogos eu não consigo transferir para o iphone pq ele está com o firmware antigo (3.1.3)
    a dúvida é, se eu atualizar ele pelo iTunes (para a versão 4.2, é que tem lá) tem risco de meu iphone 'travar' ? por eu atualizar um iphone desbloqueado 'ilegalmente'? (só pra lembrar que eu não tenho o chip da swisscom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dan Ramos!
      Não tenha dúvida, se atualizar o iOS para versão 4.2, você terá que quebrar cabeça novamente para realizar um novo Jailbreak no seu aparelho, infelizmente. Abraço.

      Excluir
  11. Amigo fiz no meu iphone 3g voltou a funcionar obrigado
    mais so que não acha sinal da operadora fica so buscando
    sera que vc pode me ajudar?
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, provavelmente vc não atualizou o cydia ou não baixou o Ultrasn0w 1.2. Se fez todo o procedimento, era pra dar sinal!

      Excluir
    2. ja descobri faltou no seu tutorial que era pra usar o istall ipad baseband
      fiz isso e funsionou todas as operadoras. abraço.

      Excluir
  12. Só encontro essa versão tinyumbrella-5.10.14 que não funciona

    ResponderExcluir
  13. Amigo estou com um iphone 3g americano,eu desbloqueio como esta ai no tutorial,ele ta com a bb do ipad,tem como colocar outra bb nele para funcionar o gps?

    ResponderExcluir
  14. Fiz todo o procedimento, mas sem sinal, atualizei o cydia e naum apareca nada nele, nenhuma pasta e naum tem como procurar o ultrasn0w, sabe o que pode ter acontecido????

    ResponderExcluir
  15. Ei, tenho um iphone 3g britânico com ios 4.0.2 e quero atualizar. Por acaso você não faz o procedimento ou conhece alguém que faça? Sou de BH-MG

    ResponderExcluir
  16. Amigossss, por favor, me ajudem que sou uma leiga no assunto!
    Tenho um iphone que foi comprado no exterior já há mais de um ano, e nao sei pq, mas ele ja veio com o Cydia... chegando aqui, levei num local para desbloquear, e td certo.....
    a versão dele é 4.1 e quero saber se posso atualiza-la no iTunes sem grandes problemas? ouvi dizer que se eu atualizar, o celular ficará bloqueado, é verdade?
    nunca senti necessidade de atualizar, mas o Viber parou de funcionar, e ao entrar no App store vi que nao podia atualiza-lo, pois nao era compativel com meu dispositivo.

    aguardo uma ajuuuuda pq como ja deu pra perceber, sou a maior leiga no assunto... hahahah obrigada!!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Fala Galera, Meu iphone 3G assim que eu coloco ele em DFU,sigo os passos, ele carrega mas ele fica aguardando o reinicio do iPhone e nada nem sinal de vida ... alguem pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  18. como deixo meu iPhone 3Gs em DFU?

    ResponderExcluir
  19. Cara,eu consigo desbloquear o 3GS sem chip tb? se sim, será que consigo fazer o upgrade pois o que estou usando está no 4.1 e quase nenhum aplicativo funciona pois todos servem para 4.3 e adiante.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Perfeito Galera!!! Muito obrigado pela dica!!! fiz e funcionou no meu iphone 3G perfeitamente! não estava funcionando na primeira vez q fiz pois nao havia clicado para fazer o BB de Ipad...na segunda vez que fiz rolou animal!!! Valeu!

    ResponderExcluir
  21. procedimento testado e aprovado no 3gs valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Amigo, meu IPhone 3G não entra em DFU de jeito nenhum. Eai, como proceder? Já estou com a Firmware 4.1, porém, ele é AT&T e ficou bloqueado.

    ResponderExcluir
  23. o meu da tudo certo mas mas quando ele inicia fica tudo ok mas depos ele trava e nao da mas pra mexer oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  24. Eu comprei meu iPhone 5 nos estados unidos, e estou com medo de acontecer qualquer coisa com ele quando eu colocar pra atualizar. Estou achando que ele é não é desbloqueado de fabrica, então provavelmente deve ter um programa no meio. Me ajude. Quero atualizar mas estou com medo. Me ensine passo a passo.

    ResponderExcluir